sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Universo de Criatividade


Esta é a história inacabada de um Universo muito especial. Eu diria que este é o Universo mais criativo e esplendoroso que existe e que alguma vez possa ter existido ou venha a existir. Este Universo é belo e magnificente e sempre se destacou de entre todos os universos, pela sua criatividade.
Tudo começou com o seu nascimento, há milhares de milhões de anos...
Quando a Grande Mãe deu à Luz o Universo houve uma explosão de biliões de cores que se propagaram até aos lugares mais recônditos. Todo o Cosmos reflectiu Cor, Vibração e Som. Até no seu nascimento o Universo foi original...
Após ter nascido, rapidamente começou a criar espantosas nuvens de estrelas, planetas e galáxias e encantado com a sua maravilhosa obra, continuou a criar até que surgiram os seres vivos, desde os mais simples aos mais complexos.
Não sendo ainda o culminar de toda existência, mesmo assim, o Universo espantou-se consigo mesmo, por ser capaz de originar tamanha beleza.
Ficou de tal forma fascinado com a sua omnipotência que dotou alguns seres com faculdades muito especiais, a que nós chamamos de sentidos.
A esses seres foi-lhes oferecido a audição para que pudessem ouvir todos os sons celestes e terrenos; o tacto para que pudessem tocar outros seres à sua volta; o paladar para poderem saborear os mais estranhos e exóticos sabores, o olfacto para aborver as mais diferentes fragâncias e a visão para observar toda a exuberância e variedade envolvente. Mas estes cinco sentidos não eram apenas as ferramentas que permitiam os seres conectar-se com mundo. Estes cinco sentidos são alguns dos veículos segundo os quais o próprio Universo se vê, ouve ou toca a si próprio sob biliões de perspectivas diferentes. Estes cinco sentidos são espelhos nos quais o Universo se revê...
E como se não bastasse ele dotou alguns seres com outras faculdades, como consciência e amor para que eles pudessem numa escala microcósmica fazer o mesmo que o Universo sabe fazer... criar... e criar.... Então esses seres passaram a ser pequenos universos também.
Tudo isto é algo de inédito no conjunto de Universos...
Assim, jamais, em tempo algum, haverá um Universo tão audaz... capaz dar origem a toda a existência e cada existência ser ela mesma o próprio Universo.
E como este Universo está ainda em expansão, que mais maravilhas haverão por nascer?
Tudo depende da sua criatividade...
CarlaSofia

18 comentários:

bsh disse...

Basta a criatividade de qualquer um para esse Universo ser o que quisermos.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

Cleo disse...

Belo e profundo texto, para ler e sentir.

E como este Universo está ainda em expansão, que mais maravilhas haverão por nascer? Tudo depende da sua criatividade...CarlaSofia

Criatividade e cuidado com este Universo.

Beijos e bom fim de semana.

PB disse...

Palavras para quê, Carla? Quando escreves um livro? ;)
Beijinhos e bom fds

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

Quem sabe se esses micro universos não se juntam novamente e um outro Universo se compõe e se desfragmenta depois criando novos micro universos (seres, originários dos seres que hoje existem, mas mais perfeitos na sua consciência e sensibilidade de se relacionarem consigo próprios e com os outros...

Beijinhos enviados neste belo texto

MV

Coragem disse...

Curiosamente o tema que estou a dar no curso de ambiente e turismo :)))))

Fantástico não é, principalmente a forma como abordas todas estas questões.

Beijinho

Luna disse...

O universo está em expansão, e os humanos deveriam ter a mente aberta para expandir sentimentos positivos
beijinhos

Isabel José António disse...

Querida Amiga Carla Sofia,

Então esta frase do início do livro do Génesis "No princípio era o verbo e o seu espírito pairava sobre as águas...", não é tão parecido com o que os cientistas dizem sobre o Big Bang, "toda a energia estava contida num só ponto. E essa singularidade explosdi, numa enorme e extraordidária explosão, espalhando todo aquele universo de energia e dando origem a tudo quanto existe." (citações feitas de cor, claro).

Ou seja, o que lhe quisermos chamar (Deus, Energia Cósmica, etc., etc.) continha em si todas as pontecialidades para darem origem a tudo o que existe.

E essa expansão a seguir ao Big Bang continua. E a seguir, provavelmente, dar-se-á um contração, reduzindo tudo novamente a essa singularidade.E o ciclo de expansão e contração repetir-se-á infindavelmente....

O que o impulsiona? O que impulsiona, por exemplo, um espermatozóide que está sempre em movimento? Que energia é essa? Ora a resposta já a deu neste seu post.

E o que possibilitou a vida tal como a conhecemos não terá sido a colaboração (oi interacção) entre todas as partículas entre si, que permitiram a agregação de moléculas, em corpos sucessivamente mais complexos? Ora a chave para a VIDA é a COOPERAÇÃO, A ENTREAJUDA. Não o afastamente, o "sacar" para si.

Peço desculpa por tão longo comentário. No entanto não tinha outra forma dedizer o que o seu post me motivou.

Não deixe de visitar também os nossos outros blogues.

Um abrço e bom domingo

José António

Safira disse...

Só é pena alguns seres usarem a criatividade para o mal e inventarem formas de comprometer este universo e todos os universos que virão que alberguem seres tão degenerados como os que temos o infortúnio de ter por cá.
o teu texto é muito positivo e merecia um comentário menos pessimista, mas olha, foi o que me saiu...sou pela beleza, e vejo muita fealdade nos seres deste universo tão bonito.
Tento rodear-me dos seres que me aconchegam a alma. Ora adivinha lá porque é que gosto de vir cá ler a tua serenidade?
beijinhos

Me permita disse...

Oi, Sofia! Como vc está? Desculpe-me pela demora em visitar o teu universo... Fim de ano, já se sabe... são muitas as atividades! Mas, to voltando... senti saudade de estar por aqui! Lindo texto! Linda a menininha da foto!!! Um feliz dia pra ti! Beijão!!!!

O Profeta disse...

Um abrigo feito de pedras
Uma porta sem entrada
Uma janela fugida à luz
Aprisiona alma desencontrada

Um tecto feito de estrelas
A Lua brinca com fios de luz
Um cometa passou rasante
Um coração o outro seduz



Bom domingo


Mágico beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Cada um faz o Universo de acordo com sua criatividade.

Tem selinho la para vc amiga.

beijooo.

Rita Galante disse...

Querida Irmã de Luz,

Quando puderes, passa lá no blog... e descobre mais um universo criativo...

Beijinhos de Amor e Luz!

Maria Clarinda disse...

Excelente texto...mais uma vez li, reli e saio com as tuas palavras guardadas para reflectir melhor...
Jinhos mil

PQ disse...

Finalmente uma visõ optismista dos mundos.

Anônimo disse...

Carlinha,
Inspiração não te falta,
e a Intuição já flui...
Um abraço,
Sandra

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Carla...belo texto...Espectacular...
Beijos

Starseed disse...

Amiga Carla,

" E as estrelas amaram a matéria. a matéria amou as estrelas. Grande foi a sua união, maravilhosos e prazerosos os tempos e ciclos da sua interação.Juntas experimentaram as apaixonadas tranformações da matéria em energia, que ocorrem nas superfícies estelares, e, juntas, experimentaram lentas e prolongadas formas de interacção planetária" Ken Carey, A Visão.

Beijinhos cósmicos,

Starseed

Vento Nocturno disse...

Este universo é tão imenso que nos surpreende a cada movimento.

Beijo

Um Anjo disse-me:
A nossa Fé dá-nos a força que precisamos quando tudo parece impossível.
As fotos deste blog são de minha autoria, à excepção das que são oferecidas pelos meus amigos. Todas estão devidamente identificadas.

Seguidores

Arquivo dos Universos

universos criados por aqui...