sábado, 13 de junho de 2009

O Teu Caminho

Caminhava alegre pela montanha, sentindo a luminosidade do dia e o vento fresco… captando cada pormenor a seu redor. Várias tonalidades de verdes enfeitavam a encosta que borbulhava de vida em cada minúscula erva, planta e flor.
Como era agradável este caminho cujo fim se anunciava depois do monte. Pensava para si que até tinha sido mais fácil do que imaginara…

Mas quando alcançou o cimo do monte, subitamente se desenhou no seu semblante o desapontamento. O caminho parecia não levar a lado algum. Diante de si estendia-se o imenso mar…
Debruçou-se sobre a escarpa, uma sensação vertiginosa, o desespero instalou-se no seu coração. E agora?
Por que razão o caminho não era aquele que lhe tinham dito? Será que se enganara em algum trilho? Era impossível voltar atrás…


Deitou-se no chão, olhando o céu… Nenhuma resposta surgia… Como tudo se tornara estranho…Passou uma brisa quente e soprou-lhe ao ouvido:

Repensa a metáfora do caminho da vida...

A vida é como um caminho e cada trilho é diferente, único e contingente: umas vezes difícil, sinuoso, cheio de obstáculos; outras vezes, fácil, plano e acessível. Há etapas em que tens de correr, contornar, ultrapassar e escalar! Mas há outras em que podes simplesmente caminhar devagar, tornando-te consciente do próprio passo e parar, contemplando e recuperando energia para novas etapas. Todavia, o caminho é escolhido por ti ou não fosses um ser dotado de livre arbítrio. Se optas pelo melhor ou não, isso é contigo… Poderás ter de recuar um pouco ou escolher novos trilhos mas nunca eliminar o que já percorreste.
E se a viagem é importante o destino também o é, embora o ponto de chegada seja indefinido. Queres chegar a algum lado, mas onde? Essa meta não será apenas projectada? Poderás alguma vez dizer que chegaste ao destino? A meta é variável devido à tua incansável vontade de explorar. Adias e adias o fim do caminho, ampliando o seu limite, reescrevendo a cada instante o plano da viagem…


Tu és o criador e o protagonista do teu caminho.

A brisa seguiu o seu curso, deixando-a a absorver as suas palavras... Levantando-se contemplou de novo esse mar gigantesco semelhante ao seu oceano instável de emoções e sentimentos.
Se o único caminho que se apresenta é para frente… por que não arriscar? Recuou e tomou balanço, inspirando, lançou-se no vazio.

A coragem deu-lhe asas. Planando sobre as águas, abriu caminho rumo ao desconhecido, rasgando as nuvens em direcção ao seu destino…

CarlaSofia

21 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
profundo post,
que denota o amor
á nossa Casa, o
Planeta Terra,
e
Há Caminhos não andados,
que esperam por alguem ...
,
conchinhas, deixo,
,
*

Vivian disse...

...Carla minha linda,

seus posts sempre perfeitos
a nos chamar à razão.

adoro isso aqui...

bjbj

chica disse...

ESTOU AQUI TE APLAUDINDO DE TÃO LINDO ISSO TUDO.PARABÉNS PELA BELEZA E PROFUNDIDADE!BEIJOS,CHICA

OUTONO disse...

Afinal...não te perdeste...encontraste a razão de ser!

Boa edição

Anônimo disse...

Belos sentimentos a propósito de um caminho, que, por acaso, também conheço e sei não levam a lugar algum. E ainda bem...
Parabéns

PSousa disse...

Melhor a cada dia que passa... brilhas, mesmo ao Sol...

Bj

Mauro Pereira da Silva disse...

Gostei dos textos e das fotos. Parabéns. Abraços cordiais.

Babes disse...

Prolongar a volatilidade do instante, somar cada presente e torná-lo futuro.

Abrir asas... num vôo longínquo mas desejado. Sem medos, sem porquês...

(Os bichos?! Logo se vê!)

:))))

Meu beijo

Me permita disse...

Oi, minha querida amiga! Lindo texto! "O caminho se faz a caminhando, ou sea, vivendo, fazendo boas escolhas!". Lindas fotos! São de Portugal? Adoraria conhecer o país de onde ieram o meus antepassados! Bjs!

Rita Galante disse...

"Tu és o criador e o protagonista do teu caminho."..., o caminho que delineaste e que escolheste para ti. Isto encerra tudo aquilo que temos falado... Deixa-te "absorver" pela grandiosidade deste pensamento...

Deixo-te beijinhos de Amor e Luz.

:.tossan® disse...

Magistral narrativa...Sentimentos profundos na escrita. Beijo

De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.

Fernando Sabino

Anônimo disse...

já sabes, 'camuflado betadine' para te rires e deixas logo de escreveres parágrafos como este último

fica bem, até breve, na praia :)

bj luz paz

Nuno de Sousa disse...

Lindo o caminho que nos levas a passear pelas tuas palavras sempre belas e maravilhosas, mais um belo texto... está fantástico e as tuas fotos estão mto belas e cheias de cor.
Bjs em ti e uma boa noite,
Nuno

Maria Emília disse...

Quanto o caminho termina e não conseguimos encontrar mais nenhum será porque chegámos ao fim da jornada? Somos viajantes na eternidade o nosso caminho não termina nunca~.
Um beijinho,
Maria Emília

Unknown disse...

Fico sempre tão encantada com as fotos que nem consigo comentar ;O)

Beijinhos, linda

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Carla, belas fotografias...belo texto...Espectacular....
Beijos

Mais um Lugar de Mim disse...

Carla, sem dúvida um excelente texto, sem dúvida fruto de muitos caminhos trilhados entre palavras de silêncio, solidão e busca. Porque muitas vezes é preciso perdermo-nos, para nos encontrarmos!
Beijinho e obrigada pelas tuas visitas.

Unknown disse...

Ainda bem que encontraste o teu caminho, cada um seguirá pela trilha que achar melhor, e surgirão as consequências:)

beijos meus

MARIPA disse...

Carlinha querida,que lindo e profundo texto.

O caminho da vida é assim...ir em frente,não ter medo,arriscar.

"E se a viagem é importante o destino também o é."

Beijo e o meu carinho.

Sunshine disse...

Gostei de percorrer O Teu Caminho que é também o de todos nós. Há momentos em que é preciso parar e contemplar a paisagem com que surpreendentemente deparamos.
beijinhos com raios de sol

:.tossan® disse...

Fiquei emocionado! Isso que eu chamo de show de postagem, mexe com o meu interior. As fotos mas ainda. Gostei muito! Beijo

Um Anjo disse-me:
A nossa Fé dá-nos a força que precisamos quando tudo parece impossível.
As fotos deste blog são de minha autoria, à excepção das que são oferecidas pelos meus amigos. Todas estão devidamente identificadas.

Seguidores

Arquivo dos Universos

universos criados por aqui...