terça-feira, 29 de abril de 2008

Os Sentidos

Os sentidos proporcionam o nosso contacto imediato ou espontâneo com o mundo.
É através das impressões sensíveis que recebemos primeiramente, a informação proveniente do exterior. Costumamos atribuir partes específicas do corpo a cada um dos sentidos: olfacto, visão, paladar, audição e tacto. Mas a questão que coloco agora é: quando nós sentimos o que quer que seja, não o fazemos com o corpo todo? Por exemplo, quando ouço um som, eu sei que ouço por tenho audição. Mas a vibração perpassa todo o corpo, atravessa cada poro da pele. Será que posso chamar a esta ideia uma perspectiva coerentista das sensações? O meu corpo é a totalidade dos meus sentidos. O todo é constituído pelas partes, mas não é a soma das partes, é o conjunto interactivo de todas elas. É através dessa interacção que reago sensivelmente ao mundo que me rodeia.
Carla Sofia

Nenhum comentário:

Um Anjo disse-me:
A nossa Fé dá-nos a força que precisamos quando tudo parece impossível.
As fotos deste blog são de minha autoria, à excepção das que são oferecidas pelos meus amigos. Todas estão devidamente identificadas.

Seguidores

Arquivo dos Universos

universos criados por aqui...